quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Redimencionamento de disco virtual no VirtualBox

Eu precisei de mais espaço na máquina virtual (VM) que utilizo para rodar o Ubuntu no desktop Windows de um de meus contratantes, através do VirtualBox (entenda porque eu o utilizo nestes casos). Ela tinha 4.5 GB de disco e eu queria expandí-la para 6 GB. Apesar da existência do comando VBoxManage clonehd, não existe uma opção que possa ser utilizada para redimencionar um disco existente. Sendo assim, a alternativa que tomei para solucionar este problema foi criar um novo disco virtual (com os 6 GB) e copiar todo o conteúdo do disco existente para este novo. Eu resolvi este problema através dos procedimentos abaixo:

  1. Criei o novo disco e chamei-o de temp.vdi. Inclui este disco como "Primário Slave", na VM que eu queria configurar:

  2. Baixei um ISO do GParted LiveCD que é pequeno e que me atenderia bem nas nas tarefas de redimensionamento de HD que eu precisaria, rodando os comandos fdisk e dd e gparted. Eu também poderia utilizar outros LiveCDs alternativos como o SystemRescueCD ou o Ubuntu. Configurei a VM para dar boot a partir deste ISO e então, iniciei a VM. Abri um terminal e, como root, executei o comando fdisk -l para determinar as partições. Copiei a partição existente para a nova através do comando dd if=/dev/hda of=/dev/hdb, levando em consideração a informação obtida como resultado comando fdisk -l. Fui fazer algo mais importante pois este processo iria demorar bastante;

  3. Após a finalização do dd, desliguei a VM. Antes de religá-la, tornei o disco temp.vdi "Primário Master", removendo o disco anterior da configuração. Religuei a VM novamente dando boot, novamente, pelo LiveCD. Acionei o gparted para redimensionar a partição existente ao tamanho máximo do novo disco:

  4. Desliguei a VM após redimensionar a partição e dei boot novamente, desta vez pelo HD ao invés de pelo LiveCD. Abri um shell no Ubuntu, e notei que ele ainda não havia reconhecido os 6GB. Faltava só um resize2fs /dev/sda1 para completar esta tarefa:

  5. Pronto... Agora estava com espaço que precisava!

Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário