terça-feira, 7 de julho de 2009

Mojarra: agora sem erros no GAE

Na semana que vem eu irei comentar alguns tópicos de JavaServer Faces (JSF) em um treinamento que irei ministrar em Brasília. Uma das coisas que irei explicar no treinamento e que irei postar aqui, será como implantar aplicações no Google App Engine (GAE).

E como ontem saiu uma atualização do Mojarra (a implementação de referência do JSF) visando, dentre outras coisas, facilitar a implantação de aplicações JSF no GAE, achei que esta informação valeria este post pois esta versão corrige, dentre outros bugs, este.

Mas sinceramente, mesmo com o lançamento do GAE para aplicações Java eu ainda estou inclinado a desenvolver em Python para ele, por uma única questão: na minha opinião, é mais simples! De qualquer forma, a comunidade Java agora conta com o suporte do GAE para rodar aplicações escritas em JSF, GWT, Scala, Seam, Groovy e Grails. E realmente o Grails é tão bom que até alguns que odeiam o Spring Framework por sua concorrência com produtos JBoss hoje se rendem indiretamente aos seus encantos. Me diga: Grails é ou não impressionante? E mais: é da Spring Source, que estará em São Paulo ministrando um treinamento de 11 a 14 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário