sábado, 2 de maio de 2009

Trabalho submetido ao JustJava 2009

Dia 30 de abril (quinta-feira) foi o último dia de submissão de trabalhos para a oitava edição do JustJava, que está prevista para ocorrer entre os dias 15 e 17 de setembro deste ano.

Eu submeti a apresentação do trabalho: "Construindo e implantando aplicações Java com o Groovy". Recebi ontem um email confirmando que o trabalho está sendo avaliado pela comissão organizadora do evento.

Neste trabalho, pretendo falar sobre como o Groovy pode auxiliar na construção de aplicações Java, desde o processo de build, até a implantação remota de pacotes em servidores. Ou seja, esta palestra, caso seja aprovada, irá falar sobre automação: um importante e complexo assunto quando existem várias aplicações e ambientes para implantá-las. Ultimamente, eu tenho trabalhado muito neste assunto e falo sobre isto nestes artigos. O resumo da palestra é o seguinte: "Esta apresentação explora as soluções e problemas relativos a construção de aplicações Java através do uso do Ant (+Ivy) e do Maven e mostra ferramentas alternativas que utilizam o Groovy. Por se tratar de uma linguagem dinâmica, simples e totalmente OO, o build de aplicações Java com o uso do Groovy pode reduzir e simplificar drasticamente scripts Ant que fazem este trabalho. A substituição de código do Ant por Gant por exemplo, traz mais clareza e poder na criação dos builds. Além disto, ferramentas como o Gradle, seguem princípios consolidados no Maven como convenção ao invés de configuração, aproveitando-se ainda, de todo o poder e flexibilidade oferecidos por ferramentas como o Ant. Utilizando ferramentas Groovy, esta palestra tem, como objetivo principal, lhe trazer conhecimento para a automação de processos como a construção e a implantação de aplicações Java em ambientes complexos."

Já participei do JustJava duas vezes, como palestrante:

  1. Em 2004 minha palestra teve o título "Implementando Java com Qualidade". Falei sobre o AppFuse e sobre diversas ferramentas utilizadas por ele, naquela época.
  2. Em 2005, falei sobre EJB3 no JBoss. Naquela tempo, EJB3 estava começando a ser suportado por versões do JBoss e eu apresentei vários tópicos deste EJB 3.0 Tutorial. Em 24 de Junho de 2005, alguns dias após o evento, eu criei estes vídeos e os publiquei para a comunidade Java. Se você tiver interesse, ainda pode baixar os arquivos de configuração que utilizei nos vídeos, e os exemplos. Informo que este material está antigo e talvez precise de adaptações se você for testá-lo com ferramentas em versões diferentes das apresentadas.

Se minha palestra for aprovada, ficarei contente em poder dividir com vocês, pessoalmente, o conhecimento que estou obtendo sobre este assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário