domingo, 12 de abril de 2009

Páscoa (de minha família p/ você)

Hoje, um texto interessante no folheto da missa me deu vontade de publicá-lo aqui. Ele mostra o significado da Páscoa para mim e para minha família:

Ressuscitou, como disse.
Desde a antiguidade, os Cristãos se reunem em vigília na véspera do Domingo seguinte a primeira lua cheia da primavera (no outono do nosso hemisfério norte) para celebrar a Páscoa do Senhor. Os primeiros raios de sol, entoavam jubilosos as palavras do Salmo 117: "Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos."

Com estas palavras recordavam o primeiro dia do Gênesis, em que Deus criou a luz, em que a Terra era informe e vazia e o Espírito de Deus pairava sobre as águas. Recordava-se a Palavra criadora de Deus que, ao chamar do nada todas as coisas, viu que tudo era bom.

Hoje a Igreja celebra nova criação. No momento em que Cristo ressurge da morte, resgatando o homem decaído - nosso pai Adão e toda a sua descendência, a humanidade - do mal e da morte, o universo inteiro é recriado. Não é por acaso que, na tarde de Páscoa, estando fechadas as portas por meio dos judeus, Jesus aparece junto aos discípulos saudando-lhes com a paz. Soprando sobre eles, lhes diz: "Recebei o Espírito Santo". O mesmo Espírito que pairava sobre as águas, transformando o caos em cosmo; o mesmo sopro divino que animou do barro o primeiro homem é insuflado sobre toda a humanidade por Aquele que, do alto da cruz, dando um grande grito, entregou o seu Espírito. Envia teu Espírito, Senhor, e renova a face da Terra.

"Se ressuscitastes com Cristo - nos diz neste domingo o grande Apóstolo São Paulo -, buscai as coisas do alto." A ressurreição de Cristo é questão vital para nós. Somos todos participantes desta vitória. Somos vivos, graças Àquele que o livro do Apocalipse chama de o Vivente, Cristo Ressuscitado. Realiza-se hoje aquela estupenda expressão do Bispo Santo Irineu de Lion: "A glória de Deus é o homem vivo" (Gloria Dei homo vivens), ou seja, onde mais se torna visível a glória de Deus é no homem pleno de vida.

Celebramos hoje a vida em plenitude. Cristo, nossa Páscoa, foi imolado. A vida venceu a morte. Nossa esperança está viva e tem um nome: Jesus, Vencedor da morte e Senhor da vida. A todos uma feliz e santa Páscoa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário