quinta-feira, 23 de abril de 2009

Como estou aprendendo Python e Django

Eu, como disse neste post, estou realmente me divertindo com Python e Django. Geralmente não faço cursos e obtenho conhecimento através da leitura de livros, blogs e vídeos disponíveis na Internet e praticando. Como estou num processo de "mergulho" nestes assuntos, achei que seria interessante repassar a quem lê este blog, o que estou fazendo para me aprofundar:
  1. Começei pela leitura do Python Tutorial e pela execução dos seus exemplos;
  2. Encontrei e li partes do livro Dive in Python que traz exemplos mais "reais" e significativos a respeito das diversas características do Python, incluindo introspecção, OO, expressões regulares, processamento XML, Web Services, TDD e mais uma porção de coisas interessantes. Realmente, este é um excelente livro e eu ainda continuo em sua leitura.
  3. Após estudar o básico de Python, cai no Django para escrever alguns exemplos e testar o que ele pode oferecer. Partindo do básico, o melhor livro que encontrei para isto foi o The Django Book. Estou gostando mais de aprender por ele do que pelo tutorial de Django pois, achei interessante a questão do autor explicar como o Django evoluiu a partir do CGI, e a criação de Views e Templates antes mesmo da explicação de Models. Eu gostei desta abordagem mas, se você prefere fazer algo mais prático utilizando um banco de dados, o tutorial e o livro Practical Django Projects parecem ser mais interessantes. Depois de ler estes livros, eu pretendo me aprofundar ainda mais com o livro Pro Django. Este último, pelo que li folheando algumas páginas, cobre aspectos relativos ao Django sob a perspectiva de um desenvolvedor de frameworks, fazendo com que o leitor compreenda aspectos avançados do Python utilizados para a criação de Models, URLs e Views, Templates e toda a parafernalha que compõe o Django.
  4. Vídeos são muito úteis: gostei da série introdutória aonde o André Duarte explica o tutorial de django. Mas, mais interessante do que esta série, são os vídeos da PyCon 2009. Eles cobrem a programação em python, ferramentas, frameworks, do básico até o mais avançado. Vale mesmo a pena ver estes vídeos.
  5. Após rodar diversos exemplos e criar alguns para testar as coisas, estou criando um pequeno projeto em Django.
  6. Ainda não estou participando de nenhuma grupo de discussão, mas com certeza eles são úteis para a solução de problemas comuns. A comunidade Python parece ser bastante contagiante e entusiasmada. Existem estas listas sobre Python e eu também já tive solução para alguns problemas que passei pesquisando a lista Django Users.
É isto. Esta é a forma como estou aprendendo Python e Django.

Nenhum comentário:

Postar um comentário